Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mais uma blindagem? Projeto impede juiz de 1º grau de impugnar mandato e tornar candidato inelegível

Publicado por Edmar Oliveira
há 7 anos

Mais uma blindangem Projeto impede juiz de 1 grau de impugnar mandato e tornar candidato inelegvel

Pelo texto, esse tipo de decisão deverá ser proposta por decisão colegiada

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5599/16, do deputado Nivaldo Albuquerque (PRP-AL), que impede que juízes de 1º grau tomem decisões sobre impugnação de mandatos eletivos e sobre inelegibilidade de candidatos.

Pela proposta, esse tipo de decisão deverá ser tomada por colegiados, ou seja, por um tribunal – Tribunal Regional Eleitoral ou Tribunal Superior Eleitoral, a depender do caso. O projeto altera a Lei das Eleicoes (9.504/97).

“Para o candidato ficar inelegível, por força e em atendimento ao que consta da Lei da Ficha Limpa [Lei Complementar 135/10], faz-se imprescindível que haja uma decisão colegiada, pois, do contrário, os direitos políticos dele seriam diminuídos e amesquinhados”, argumenta o parlamentar. “Com a mesma razão, ele não pode, por simetria e analogia, ser afastado do exercício do cargo para o qual foi legitimamente eleito por força de uma decisão monocrática”, completa Albuquerque.

Hoje a lei diz que constitui captação ilegal de votos o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, sob pena de multa e cassação do registro ou do diploma. O projeto acrescenta “ficando o afastamento vedado antes de julgamento colegiado”.

Tramitação

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e pelo Plenário.

Fonte: 'Agência Câmara Notícias

Gostou da notícia? Recomende e compartilhe com seus amigos...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor
  • Publicações82
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-uma-blindagem-projeto-impede-juiz-de-1-grau-de-impugnar-mandato-e-tornar-candidato-inelegivel/429705599

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O sistema corrupto continua a reagir criando blindagens a seus intentos. Movimentos sociais estão, porém, gestando listas por Estado da Federação de “personae non gratae” na política para serem amplamente divulgadas por meio de canais de Internet e de redes sociais. Nelas serão informadas as iniciativas de parlamentares na contramão da moralidade na vida pública. Já houve, inclusive, uma recentemente divulgada. Guardemos, pois, mais esse nome a ser a elas acrescentado: Nivaldo Albuquerque (PRP-AL). continuar lendo