Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Projeto 10 medidas contra a corrupção pode voltar à estaca zero. Como assim?

Publicado por Edmar Oliveira
há 7 anos

Projeto 10 medidas contra a corrupo pode voltar estaca zero Como assim

Inicialmente, é importante frisar que o projeto 10 medidas contra a corrupção, que teve sua discussão capitaneada por órgãos do Ministério Público e que ganhou a ratificação de mais de dois milhões de cidadãos, foi bastante desfigurado na Câmara dos Deputados (porta de entrada de projetos de iniciativa popular).

Várias medidas ali estabelecidas foram retiradas e incluídas, entre outras questões, os crimes de abuso de autoridade cometidos por magistrados e membros do Ministério Público.

Em mais um round dessa disputa entre Judiciário e Legislativo, o referido projeto (PL 4850/2016) foi objeto de Mandado de Segurança impetrado pelo Deputado Bolsonaro, visando a sua paralisação imediata em virtude das violações à Constituição Federal e ao regimento interno da Casa, ocorridas em seu trâmite.

Clique aqui e compreenda todo o processo legislativo de iniciativa popular e as mudanças que foram propostas em seu procedimento.

O Ministro Luiz Fux ao despachar o pedido liminar, ordenou que o PL 4850/2016, que já se encontrava no Senado Federal, retorne à Câmara dos Deputados e reinicie seu trâmite respeitando-se as referidas normas.

Escrevi em um outro texto publicado em destaque aqui no Jusbrasil onde informo que, via de regra, o Judiciário não pode interferir no processo legislativo, salvo exceções legais.

Pois bem, vemos com esta decisão do Ministro Luiz Fux uma clara intervenção do Judiciário no processo legislativo, mas que está incluída dentre as exceções mencionadas, que são duas:

1 – Nos casos em que a proposta de emenda à Constituição seja manifestamente ofensiva à cláusula pétrea;

2 – Nos casos em que a tramitação do projeto de lei ou de emenda à Constituição viole regra constitucional que regula o processo legislativo (é o caso do Mandado de segurança em discussão).

O PL 4850/2016 foi enviado ao Senado desde o dia 30 de novembro de 2016, e já há rumores de que o Senado Federal NOVAMENTE não cumprirá esta decisão liminar, aguardando a decisão do pleno do STF que ainda analisará a matéria (pelo visto a moda tá pegando).

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Acesse nosso blog DireitonaRede

Grande abraço a todos!

  • Sobre o autorAdvogado e Professor
  • Publicações82
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações326
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-10-medidas-contra-a-corrupcao-pode-voltar-a-estaca-zero-como-assim/415223125

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bem, em caso de reincidência, aperte o botão de pânico. continuar lendo

Para que passar pelo Congresso o projeto? Apenas para se fingir legalidade? O Judiciário já o solapou mesmo, impede que ele atue como Legislativo, que então os juízes aprovem as leis que quiserem, ou, como sugeriu o Ministro Gilmar, fechem o Congresso e entreguem a chave ao MP, e esse passará a propor as leis e o STF as aprova, no novo processo "legislativo" brasileiro. Poder do povo? Que povo o quê! Que eleição o quê! Quem semeia o caos colhe a morte da democracia... continuar lendo

Quem está pro trás disso conhecemos muito bem.O Sr ministro Gilmar Mendes.Em todas as suas provocações contra á operação.Tenho certeza que trabalha para abafar as operações, pedindo vistas de alguns corruptos.Ele na minha modesta opinião o ORMETÁ da quadrilha do crime organizado.Quando em sua gestão algum político corrupto e condenado foi preso efetivamente? Alguém tem dúvida? continuar lendo

Gilmar Mendes quer anular as delações da Odebrecht.
Já o ministro Luiz Fux foi quem decidiu pela devolução do pacote de medidas anticorrupção para a câmera, decisão a meu ver corretíssima, embora possa não carregar a eficácia desejada. continuar lendo