Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Rejeitada proposta para esclarecer que Lei Maria da Penha se aplica a agressões durante namoro

Publicado por Edmar Oliveira
há 7 anos

Rejeitada proposta para esclarecer que Lei Maria da Penha se aplica a agresses durante namoro

Projeto para abarcar situação já contemplada por lei em vigor equivale à expressão popular "chover no molhado".

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher rejeitou proposta que esclarece que as agressões contra as mulheres ocorridas durante o namoro também são punidas com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). A medida estava prevista no Projeto de Lei 4528/16, do deputado Carlos Henrique Gaguim (PMB-TO). O projeto acrescenta “no âmbito do namoro” à lei.

Como a proposta tramita em caráter conclusivo e comissão era a única encarregada de analisar o mérito, a proposta será arquivada, exceto se for aprovado recurso para análise em Plenário.

Confira nossa Retrospectiva Jurídica Sistematizada 2016

Hoje, a lei considera violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial no âmbito da unidade doméstica; no âmbito da família; e em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

A relatora da proposta na Comissão, deputada Flavia Morais (PDT-GO), recomendou que a proposta fosse rejeitada por entender que já está claro na Lei Maria da Penha que as regras se aplicam a "qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação".

"Tal dispositivo abarca as relações de namoro e de ex-namorados, bem como a relação entre amantes. Nessa Lei, basta a convivência presente ou passada, independentemente de coabitação", esclarece a deputada.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Acesse nosso blog DireitonaRede

Grande abraço a todos!

  • Sobre o autorAdvogado e Professor
  • Publicações82
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações971
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitada-proposta-para-esclarecer-que-lei-maria-da-penha-se-aplica-a-agressoes-durante-namoro/418841728

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Entendo ter sido muito oportuna a rejeição do referido Projeto, a lei é clara e como diz o artigo ; seria chover no molhado! continuar lendo