Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Por que Renan Calheiros não pode continuar na Presidência do Senado?

Publicado por Edmar Oliveira
há 7 anos

Por que Renan Calheiros no pode continuar na Presidncia do Senado

O Supremo Tribunal Federal recebeu denúncia contra Renan Calheiros pela possível prática de peculato (art. 312 do Código Penal). Na prática, o atual presidente do Senado Federal passou a ser réu em processo criminal.

Quais as implicações que isso pode gerar?

A presidência do Senado Federal é um dos cargos mais importantes na estrutura estatal brasileira. Dentre as competências delineadas na Constituição Federal de 88 (CF88) e no regimento interno do Senado Federal, destaca-se a sucessão presidencial no caso de dupla vacância do cargo e impedimento por parte do presidente da Câmara dos Deputados.

Clique aqui e entenda como se dá a sucessão presidencial no caso de vacância.

Assim, no caso de impedimento permanente do Presidente, Vice-Presidente e Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal seria chamado a assumir a chefia do Poder Executivo.

Como o Brasil adota o sistema Presidencialista, há uma chefia UNA no Poder Executivo. O Presidente é, simultaneamente, Chefe de Estado e de Governo.

Como o país não pode ficar sem o seu representante, todos que ocupam cargos na linha de sucessão presidencial devem estar aptos e prontos a assumirem a Presidência da República no caso de vacância.

Necessário frisar que a CF/88 não estabelece procedimento alternativo de sucessão presidencial, ou seja, a ordem ali estabelecida é de observância obrigatória.

Noutro norte, a CF/88 ao estabelecer o processamento de crimes de responsabilidade e infrações penais comuns do Presidente, dispôs que ocorrerá o seu afastamento após a instauração do processo pelo Senado Federal ou quando recebida a denúncia ou queixa-crime pelo STF.

Diante do exposto, a interpretação que deve ser dada à Constituição é que, se o Presidente deve ser afastado caso se torne réu em processo por crime de responsabilidade ou infração penal comum, o mesmo ocorrerá com aqueles que estão na linha sucessória presidencial caso também figurem como réus.

Aqueles que ostentam a posição de sucessor presidencial, não podem ter contra si processos por crimes de responsabilidade ou infração penal comum em trâmite. Tal hipótese violaria princípios constitucionais como o da separação dos Poderes e do artigo 80 da Constituição Federal.

Posição do STF

Está em trâmite no STF ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade (ADPF 402) na qual se discute se réus em ação penal perante o STF podem ocupar cargos que estão na linha de substituição da Presidência da República.

Até o momento, a maioria dos ministros do STF votaram favoráveis ao pleito do partido. Destarte, entendem que as autoridades que estão na linha sucessória presidencial não podem figurar como réus em processos criminais.

Segundo o Ministro Marco Aurélio tal situação “gera estado de grave perplexidade” e caracteriza “desvio ético-jurídico”, tendo em vista que, conforme o artigo 86 da Constituição Federal, o presidente da República, no caso de recebimento de denúncia pelo STF, é automaticamente suspenso das funções exercidas.

Saliente-se que esse processo encontra-se em análise pelo Ministro Dias Toffoli, diga-se de passagem, um dos ministros que votaram contra o recebimento da denúncia por peculato em desfavor do Senador Renan Calheiros.

Aguardemos o desfecho do caso pelo STF. Contudo (como a maioria dos ministros votou favoravelmente), caso nenhum ministro mude seu voto, o Senador Renan Calheiros deverá se afastar da Presidência do Senado Federal (se o STF concluir o julgamento antes do término do seu mandato). A questão agora é saber quando? Tudo depende do caminhar do processo no STF.

Acesse nosso blog DireitonaRede

Grande abraço a todos!

  • Sobre o autorAdvogado e Professor
  • Publicações82
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3616
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-renan-calheiros-nao-pode-continuar-na-presidencia-do-senado/411899429

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Renan tem que ser preso, está envolvido na corrupção até o pescoço.
Mas nessas horas temos que tomar decisões com calma e com profundo respeito às leis.
1. O sistema do País é uma democracia com três poderes.
2. Assim considero que realmente é necessária a decisão do plenário do STF para retirá-lo do cargo. É um absurdo no espírito de igualdade entre os três poderes o presidente do senado ou do congresso ser afastado por um único juiz do Supremo. Que a decisão do pleno seja rápida. E a delação do Marcelo também. Se sobrar cem deputados e senadores no congresso é muito. continuar lendo

No momento em que estamos, realmente a ponderação deve ser sempre a primeira pauta.

A coisa ta ficando preta ! continuar lendo

Sr. Claudio Neves me parece de um otimismo exuberante. se sobrar alguém eleito neste país que possa levantar a bandeira já me daria por satisfeito, levando-se em conta municípios, estados e a nação. continuar lendo

Acredito que se fosse em outros país menso burocrático, ele mais uma centena de políticos estariam na cadeia.Acontece que mesmo com todas as acusações, provas, verídicas, ainda conseguem protelar até á prescrição.Se não mudar urgentemente este sistema, vamos continuar lamentando. continuar lendo

Renan não pode continuar na presidência de qualquer coisa porque é corrupto, dissimulado, ladrão descarado e, pior, manipulador, além de ser réu em ação penal. Desde que a república de Alagoas tomou o PODER que esse cara se acha estrela. Agora resolveu desobedecer liminar do ministro do STF, por considerar abusiva, e não larga o osso levando consigo TODA a mesa diretora do Senado que, se compactua com canalha, deve ser presa imediatamente, assim como o réu e indisciplinado senador REINAN. Que o plenário do STF confirme a decisão do Marco Aurélio e ponha esse sujeito na cadeia que é o lugar dele. E que leve consigo toda a mesa diretora, inclusive o bom burguês Viana que pertence à república do Acre....AFF! continuar lendo

O que acontece com Renan é que apesar de seus crimes ele pretende se perpetuar de qualquer maneira no poder. Esse é o tipo de político que não se contenta em estar fora do cenário político, já cometeu crime, renunciou e voltou perpetuando mais crimes e não se conforma se contrariado de qualquer maneira. O seu poder tem que imperar, ele é o dono de suas próprias idéias, o seu poder suplanta a qualquer outro poder. O seu poder é maior do que do próprio presidente, da justiça e do povo.Como representante político, o seu poder emana do povo e em seu nome será exercido. Renan, fica a lição, cumpra a decisão judicial é pelo bem do povo e da Nação! continuar lendo